Imprensa

Maringaense se classifica para mundial de triatlo no Havaí
Publicado em 13 de Junho de 2013

O maringaense César Henrique Dalquano irá disputar o campeonato mundial de Ironman – maior evento de triatlo do mundo - que será realizado em 12 de outubro no Havaí, nos Estados Unidos. Dalquano conquistou a vaga para o campeonato mais importante da categoria durante a etapa do Ironman Brasil realizada no domingo (26), em Florianópolis (SC). O atleta realizou o percurso de 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida em 9 horas e 15 minutos.

O tempo foi conquistado após oito anos de treinos intensos. “Comecei a competir em provas de triatlo sem ter muita noção dos desafios. Tanto que terminei a minha primeira prova, em 2005, com alguns problemas, como a hipotermia e com resultado muito ruim.”

Dalquano conta que o início difícil foi importante para o aperfeiçoamento técnico. Agora, além de utilizar seus conhecimentos como educador físico, o atleta conta com o apoio de um técnico de natação e uma nutricionista especialista em acompanhamento esportivo. “O conhecimento de cada um da equipe foi muito importante para a conquista do resultado.”

O atleta dedica, diariamente, quatro horas aos treinamentos de corrida, ciclismo e natação. “Além de conciliar o treino de todas as modalidades, precisei criar uma rotina compatível à minha vida profissional de personal training e à minha vida familiar.”

Apenas três dias após a participação na edição de Florianópolis, Dalquano conta que já montou novas estratégias de treino para a competição no Havaí. “Vou treinar circuitos com mais subidas, aumentar a carga da bicicleta. São ajustes mínimos, mas importantes.”

Ironman

O Ironman é o maior evento de triatlo do mundo e possui edições em diferentes países como Brasil, Chile, Austrália, Alemanha e Estados Unidos. Em todas as edições o percurso da prova é o mesmo: 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida.

A primeira prova foi realizada em 1977 no Havaí e foi proposta por um comandante da marinha americana que queria definir qual era a modalidade que o atleta mais resistiria. Para isso, o comandante reuniu nadadores, corredores e ciclistas em uma mesma competição.

Pelo pioneirismo, a prova realizada em território havaiano é considerada o circuito mais importante do mundo. De acordo com a organização do evento, a prova deste ano deve reunir 1,8 mil atletas de diversas nacionalidades na praia de Waikiki.

 

Fonte: Gazeta Maringá.

Foto: Elen Dalquano

 


© 2017 Elen Dalquano | elen@elendalquano.com.br Desenvolvido por Weslei Silveira
Rua Silva Jardim, 408 Glória, (esquina com rua Netuno) 89216-210, Joinville - SC
Telefone: (47)9987-2112