Receitas

Gastronomia Funcional para Esportistas
Publicado em 03 de Abril de 2012

Não basta alimentar-se! É necessário alimentar-se para potencializar o desempenho, prevenir lesões, manter a saúde!

Com base na minha experiência em atendimento a atletas e esportistas, o maior desafio é aliar uma alimentação saudável, gostosa que vise exercer sua função para o esporte, para o indivíduo, respeitando a sua caracteristica bioquímica.

Por isto, estamos programando uma oficina de Gastronomia que atenda esta idéia e também oriente o esportista ao consumo adequado de nutrientes.

Então, dê a sua opinião. Acesse elendalquano.com.br, entre em contato e sugira uma aula de Gastronomia voltada ao esporte ( o que comer antes e após exercício/ Prevenindo lesões/ sucos e smoothies/ entre outros).

Relate também qual o melhor dia da semana e horário ( manhã, tarde ou noite/ se durante a semana ou final de semana).

Para uma leitura interessante,  coloco o artigo abaixo:

Gastronomia Funcional Aplicada aos Esportes

Dra. Joana D’Arc Pereira Mura, Renato Caleffi e Dra. Suzana Machado

A Gastronomia Funcional pode ser conceituada como a união da produção alimentar observando tendências multiculturais com a utilização do conhecimento científico, bioquímico, químico, fisiológico e genético, viabilizada pela técnica dietética, para preservação dos aspectos nutricionais dos alimentos. A performance e a saúde dos atletas podem ser beneficiadas com modificações dietéticas, que devem atender às exigências da modalidade esportiva para fins competitivos. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de frutas e vegetais resultando no papel protetor dos fitoquímicos, que possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antitrombóticas, antimicrobióticas antialérgicas, quelantes de metais pesados, destoxificantes e antitumorais. O objetivo da Gastronomia Funcional aplicada advém do processo de reunir alimentos e nutrientes antioxidantes, associado a características palatáveis através da arte e ciência gastronômica, prevenindo o estresse oxidativo, que pode levar à destruição de macromoléculas celulares como lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, fatores estes associados à diminuição da performance física da fadiga muscular e do overtraining. Para a elaboração dos cardápios devem ser tomados alguns cuidados específicos em acordo com as recomendações atuais. Deve ser evitado, por exemplo, alimentos fonte de carboidratos simples antes do exercício. Devem ser feitas pesquisas observacionais e registros relacionados aos sinais e sintomas do atleta, assim como a relação entre o alimento e ingrediente, recomendações máximas e mínimas de macro e micronutrientes focadas no processo saúde-doença. A Gastronomia Funcional torna-se fundamental e inovadora, proporcionando o prazer da ingestão com alimentos trabalhados dentro da perspectiva do fomento à saúde, aliado ao visual diferenciado, com arte e técnica, e permite promover planos alimentares aliados à modulação, essenciais para o desenvolvimento de práticas esportivas, com qualidade e quantidades, e assim, atrativas aos consumidores.

Estarei aguardando vocês!! Vamos juntos fazer parte desta história!!

 

Elen!

 


© 2017 Elen Dalquano | elen@elendalquano.com.br Desenvolvido por Weslei Silveira
Rua Silva Jardim, 408 Glória, (esquina com rua Netuno) 89216-210, Joinville - SC
Telefone: (47)9987-2112